Estudo para Células

Que o ímpio abandone o seu mau caminho e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque Ele é rico em perdoar. (Is 55.7)

QUEBRA GELO: O texto bíblico acima ensina que o nosso Deus é "rico em perdoar". E você, é alguém "rico" ou "pobre" em perdoar? Você consegue lembrar de pelo menos três pessoas a quem tenha perdoado nos últimos tempos?

Este texto de Isaías, na versão NAA, conclui que Deus é rico em perdoar, ou seja, que Ele perdoa muita gente de muitos pecados. Veja que este texto é uma mensagem endereçada especificamente "ao ímpio" e ao "homem mau". Ímpio é toda pessoa que vive no "mau caminho" e "homem mau" é toda pessoa cuja mente é do mundo. 

O ímpio é também o homem mau. Porque o modo de pensar dele é errado, ele segue pelo caminho chamado por Jesus no Sermão do Monte de "caminho largo" cujo fim é a perdição (Mt 7.13).O modo errado de pensar faz com que a pessoa persista em viver na direção de um abismo. 

Exatamente por isso que o Evangelho é uma chamada ao arrependimento e à conversão. At 3.19Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados. Arrepender-se é reconhecer o pecado e mudar de mente. Converter-se é mudar a direção, mudar de caminho.

Como Deus é rico em perdoar, Ele deixa claro nas Escrituras que está disposto a esquecer os pecados do passado. O apóstolo Paulo ensinou sobre isso em At 17.30.  Os tempos quando você ainda era "ímpio" e "homem mau" são chamados de "tempos da ignorância". A mensagem de Deus é esta: Eu perdoo seus pecados cometidos no tempo da ignorância se agora você se arrepender. 

Em Is 55.6, somos informados de que Deus quer que você se encontre com Ele. Para isso é preciso que você o busque e o invoque: Busquem o Senhor enquanto Ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto Ele está perto. Buscar do modo certo, com arrependimento e conversão. E invocar - que é um verbo referente à adoração. Invocamos com a finalidade de prestar culto, de honrar. 

Em Is 55.12 e 13 temos um relato das recompensas que você terá em Deus se deixar de ser "ímpio" e "homem mau". Numa linguagem profética e poética, o texto descreve uma mudança muito grande em seu modo de viver e também no lugar onde você vive. Ao encontrar-se com Deus tanto a sua vida como o seu entorno são afetados: Vocês sairão com alegria e em paz serão guiados; os montes e as colinas romperão em cânticos diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta. E isso será glória para o Senhor e sinal eterno, que nunca se apagará.

CONCLUSÃO: O nosso Deus, rico em perdoar, está a espera de poder se encontrar com você. Coloque em prática o que você aprendeu hoje. Busque ao Senhor e O invoque. Ele está a seu alcance. 

arrow_upward