QUEBRA GELO: O texto bíblico do estudo de hoje retrata uma pessoa que teve seu nome mudado pelo profeta Jeremias. Você faz ideia do significado do seu nome? Compartilhe conosco o motivo de você ter o nome que tem e se sabe o significado. O nome de uma pessoa tem relação com sua identidade. Há pessoas que não gostam de seus nomes e até adotam nomes diferentes. Conhece algum caso assim?
I. Pasur, filho de sacerdote, oficial na Casa do Senhor.
Os fatos narrados em Jr 20.1-6 aconteceram por volta do ano 605 aC. O profeta Jeremias havia recebido duas missões muito clara do Senhor. A primeira: ir a um lugar próximo de Jerusalém, um lugar de idolatria terrível, chamado Vale de Ben-Hinom, onde deveria declarar em voz alta a ira do Senhor Deus em face do que se praticava naquele lugar. Deveria levar consigo um vaso novo de barro e diante das pessoas que ali presenciassem seu discurso, deveria quebrar aquele vaso. Terminaria seu trabalho ali avisando que muitas pessoas de Jerusalém seriam enterradas naquele lugar que teria seu nome mudado para "Vale da Matança".
A segunda missão que Deus lhe confiou era para acontecer no pátio do templo, em Jerusalém. Em Jr 19.14-15, temos o relato de que ele cumpriu também esta parte da Missão e avisou que o povo de Jerusalém seria punido por sua infidelidade a Deus. Eles seriam punidos "porque foram teimosos e não deram ouvidos às minhas palavras, diz o Senhor" (v. 15). Aconteceu que ao proferir estas palavras um filho de sacerdote chamado Pasur, oficial encarregado da segurança do Templo, decidiu prender e punir o profeta.
Pasur era da tribo de Levi, alguém que deveria viver para Deus. Sua família era envolvida com a religião hebraica há pelo menos oitocentos anos! Seu pai era um dos sacerdotes e se chamava Imer. Porém, na Casa do Senhor, sua reação diante da Palavra de Deus foi a pior possível pois mandou prender, açoitar e humilhar o profeta Jeremias.
II. Sua libertação depende da maneira como você recebe a Palavra de Deus.
De acordo com Jr 20.1-2, ao ouvir as palavras profetizadas por Jeremias, Pasur mandou que este fosse aprisionado, açoitado e deixado num tronco num dos acessos do templo, o Portão de Benjamim. Como era praticado este castigo do açoitamento? A Lei seguida à risca consta em Dt 25.2-3: a pessoa era deitada de bruços e levava até quarenta chicotadas nas costas. O tronco onde Jeremias foi colocado era um dispositivo onde a pessoa ficava com pescoço, mãos e pés presos numa posição humilhante e muito desconfortável.
Depois de uma noite inteira no tronco, humilhado e machucado, Jeremias foi usado por Deus para emitir uma sentença contra seu algoz: seu nome não seria mais Pasur, mas Magor-Missabibe (v. 3). Pasur, em hebraico, deriva do termo "libertação" e descreve alguém que não é escravizado, que é livre, liberto. Lembre do que Jesus disse em Jo 8.36: "Se o Filho vos libertar sereis verdadeiramente livres". Pasur tinha o nome de alguém liberto, mas sua atitude o tornaria um enorme infeliz.
Em Jo 8.32, Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Jeremias foi porta voz da verdade, mas Pasur reagiu da pior maneira possível diante da verdade. Rejeitou-a e agrediu o porta voz da mensagem.
III. Terror para você mesmo e para todos os seus amigos!
Observe Jr 20.4, que depois de o Senhor "mudar o nome" de Pasur para Magor-Missabibe (terror por todos os lados, em hebraico), Ele ainda proferiu a seguinte palavra: "Eis que farei de você um terror para você mesmo e para todos os seus amigos". E no verso 6 somos informados que Pasur tinha o hábito de "profetizar" falsamente e que exercia influência nas atitudes de um grupo de amigos.
Que bênção é quando temos um amigo mais crente do que a gente, mais sábio na Palavra e mais comprometido com o Senhor! É uma bênção ter um amigo que nos incentiva a crer mais, a confiar mais e a servir melhor ao nosso Deus. No NT temos a história do homem paralítico que foi levado por quatro amigos de maca até Cafarnaum, suspenso deitado na maca e conduzido até Jesus pelo telhado da casa! Este é o melhor tipo de amigo que podemos ter.
CONCLUSÃO:
Seu nome era Libertação, mas atraiu para si o fracasso e a tragédia. Tudo depende da sua reação diante da Palavra do Senhor. Hoje declare ao Senhor que você quer ser como Jeremias (em 15.16, ele registra que as Palavras de Deus encheram seu coração de júbilo e alegria). E que Deus use sua vida como um canal para que as bênçãos alcancem seus familiares e amigos.